domingo, 30 de novembro de 2008

Cooperativa Educacional homenageia Machado de Assis na IX Mostra Cultural


Literatura foi o tema da IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, realizada no dia 29 de novembro, nas dependências da escola. O evento, que conta com edições anuais, desde 1999, é uma exposição dos resultados dos Projetos Pedagógicos desenvolvidos por professores e alunos, no decorrer do ano letivo.

Esta edição foi em homenagem a Machado de Assis, no ano do centenário de sua morte. No país inteiro, o ano está sendo de Machado. Exposições, leituras de textos, discussões sobre sua obra, encenações de peças teatrais baseadas na produção machadiana, enfim a grande oportunidade de conhecer aquele que é considerado o maior escritor brasileiro.

A Cooperativa trabalha a Literatura com o objetivo principal de desenvolver o hábito e o prazer da leitura. Para tanto, são apresentados aos alunos diversos tipos de textos, incentivando-os a ler e, posteriormente, a discutir o conteúdo e transformá-lo em novos produtos, experimentando, assim, as inesgotáveis possibilidades da linguagem.

Esse rico universo produzido por alunos, contando com a orientação e a participação de toda a equipe pedagógica, preencheu todos os espaços da Mostra, surpreendendo os visitantes pela criatividade e competência com que a escola trabalha temas atuais, sob o olhar atento e integrado das mais diversas disciplinas.

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Música, Inglês, Informática conjugam-se a cada projeto, auxiliando os alunos na construção do conhecimento.

Trata-se de um evento imperdível, pois revela o pensamento desta nova geração, que está sendo preparada para o mundo, para o direito e a responsabilidade de pensar, ouvir, questionar, analisar, provar, avaliar e agir.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cooperativa é elogiada em Encontro na USP


A Cooperativa Educacional de Ubatuba foi destaque do 1º Encontro de Educação Básica de São Paulo, com a apresentação do Projeto África, desenvolvido pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, desde 2006.
O encontro foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, um grande centro de referência na área, com o objetivo de debater a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nos ciclos Fundamental e Médio.
A apresentação do Projeto África foi feita pelos alunos Ana Luiza Fraga Becker (9º - EF), Iara Lovízio (1º - EM) e Felipe Soares Búfalo (1º - EM), acompanhados pelos professores Janina Maria Adamenas (Redação) e Marco Antonio Rocha Coelho (História). A Cooperativa foi a única escola que apresentou um trabalho à mesa.
O projeto foi muito elogiado pelos participantes, todos eles mestres ou doutores na área da Educação, principalmente pela abrangência e aprofundamento dos estudos sobre o continente africano, valorizando a participação do povo negro na História do Brasil. “Os educadores ficaram impressionados com a desenvoltura e a capacidade de expressão dos alunos, que falaram com muita propriedade e surpreenderam pelo poder de argumentação”, observou o professor Marco Antonio. Segundo ele, a Cooperativa demonstrou que está na vanguarda do ensino. “O importante é que os próprios alunos perceberam que a nossa escola não deve nada para as dos grandes centros”, observou.
Embora a lei já exista há cinco anos, essa nova leitura sobre o lugar da África na história da humanidade e o papel dos afrodescendentes no Brasil, não mais estigmatizados e nem postos à margem da história oficial, ainda é um grande desafio para as escolas, que pouco têm feito nesse sentido. “Os presentes surpreenderam-se com o fato de uma escola de Ubatuba já ter um projeto consolidado sobre multiculturalismo”, contou o professor Marco Antonio, revelando que a Cooperativa vai além, pois trabalha aspectos mais profundos da formação cultural, ao incluir a questão dos índios e dos quilombolas em seus projetos.
O Projeto África é desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as seguintes matérias: Artes, Geografia, História, Matemática e Redação. Os produtos deste projeto serão expostos na IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, programada para o dia 29 de novembro.