domingo, 30 de novembro de 2008

Cooperativa Educacional homenageia Machado de Assis na IX Mostra Cultural


Literatura foi o tema da IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, realizada no dia 29 de novembro, nas dependências da escola. O evento, que conta com edições anuais, desde 1999, é uma exposição dos resultados dos Projetos Pedagógicos desenvolvidos por professores e alunos, no decorrer do ano letivo.

Esta edição foi em homenagem a Machado de Assis, no ano do centenário de sua morte. No país inteiro, o ano está sendo de Machado. Exposições, leituras de textos, discussões sobre sua obra, encenações de peças teatrais baseadas na produção machadiana, enfim a grande oportunidade de conhecer aquele que é considerado o maior escritor brasileiro.

A Cooperativa trabalha a Literatura com o objetivo principal de desenvolver o hábito e o prazer da leitura. Para tanto, são apresentados aos alunos diversos tipos de textos, incentivando-os a ler e, posteriormente, a discutir o conteúdo e transformá-lo em novos produtos, experimentando, assim, as inesgotáveis possibilidades da linguagem.

Esse rico universo produzido por alunos, contando com a orientação e a participação de toda a equipe pedagógica, preencheu todos os espaços da Mostra, surpreendendo os visitantes pela criatividade e competência com que a escola trabalha temas atuais, sob o olhar atento e integrado das mais diversas disciplinas.

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Música, Inglês, Informática conjugam-se a cada projeto, auxiliando os alunos na construção do conhecimento.

Trata-se de um evento imperdível, pois revela o pensamento desta nova geração, que está sendo preparada para o mundo, para o direito e a responsabilidade de pensar, ouvir, questionar, analisar, provar, avaliar e agir.

Nenhum comentário: