quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cooperativa é elogiada em Encontro na USP


A Cooperativa Educacional de Ubatuba foi destaque do 1º Encontro de Educação Básica de São Paulo, com a apresentação do Projeto África, desenvolvido pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, desde 2006.
O encontro foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro, na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, um grande centro de referência na área, com o objetivo de debater a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileiras nos ciclos Fundamental e Médio.
A apresentação do Projeto África foi feita pelos alunos Ana Luiza Fraga Becker (9º - EF), Iara Lovízio (1º - EM) e Felipe Soares Búfalo (1º - EM), acompanhados pelos professores Janina Maria Adamenas (Redação) e Marco Antonio Rocha Coelho (História). A Cooperativa foi a única escola que apresentou um trabalho à mesa.
O projeto foi muito elogiado pelos participantes, todos eles mestres ou doutores na área da Educação, principalmente pela abrangência e aprofundamento dos estudos sobre o continente africano, valorizando a participação do povo negro na História do Brasil. “Os educadores ficaram impressionados com a desenvoltura e a capacidade de expressão dos alunos, que falaram com muita propriedade e surpreenderam pelo poder de argumentação”, observou o professor Marco Antonio. Segundo ele, a Cooperativa demonstrou que está na vanguarda do ensino. “O importante é que os próprios alunos perceberam que a nossa escola não deve nada para as dos grandes centros”, observou.
Embora a lei já exista há cinco anos, essa nova leitura sobre o lugar da África na história da humanidade e o papel dos afrodescendentes no Brasil, não mais estigmatizados e nem postos à margem da história oficial, ainda é um grande desafio para as escolas, que pouco têm feito nesse sentido. “Os presentes surpreenderam-se com o fato de uma escola de Ubatuba já ter um projeto consolidado sobre multiculturalismo”, contou o professor Marco Antonio, revelando que a Cooperativa vai além, pois trabalha aspectos mais profundos da formação cultural, ao incluir a questão dos índios e dos quilombolas em seus projetos.
O Projeto África é desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as seguintes matérias: Artes, Geografia, História, Matemática e Redação. Os produtos deste projeto serão expostos na IX Mostra Cultural da Cooperativa Educacional de Ubatuba, programada para o dia 29 de novembro.

Nenhum comentário: