quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conhecimento espanta os medos


Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, vírus, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra


A letra de Arnaldo Antunes, apresentada às crianças na série educativa castelo Rá-Tim-Bum, dá a receita de como prevenir a gripe Influenza H1N1: lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete líquido, preferencialmente. O sabão em pedra pode ser um transmissor, já que o vírus mantém-se vivo na superfície. Segundo o Dr. Alessandro Cacciatore, coordenador do Programa de Saúde da Família, a fórmula dos saponáceos em geral não mata o vírus. São as bolhas que fazem o agente escorregar e ir para o ralo.

O Dr. Alessandro é o autor da frase do título, "conhecimento espanta os medos", com a qual iniciou a conversa sobre a nova gripe, com os pais, professores e alunos da Cooperativa Educacional de Ubatuba, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro. A escola suspendeu as aulas do Ensino Fundamental e Médio até o dia 16 de outubro, por orientação da Vigilância Epidemiológica, após a confirmação de dois casos da doença entre os alunos. A medida visa driblar uma estratégia típica do vírus para se multiplicar: a aglomeração de pessoas. Segundo a direção da escola, os alunos que ficaram doentes já estão bem. As aulas serão repostas com atividades à distância, via e-mail. Na Cooperativinha, que ocupa outro prédio, não há nenhum caso suspeito e as aulas prosseguem normalmente.

Cinema em casa
Alugar vídeos ou propor um bom livro – e ainda obter pontos com a professora Lúcia! Essa pode ser a saída para segurar nossas crianças e jovens em casa, como aconselha o Dr. Alessandro. Uma boa conversa sobre as formas de transmissão da doença e as medidas para evitá-la também ajuda. Como o vírus está entre nós, neste momento é prudente adiar os encontros, sobretudo em ambientes fechados, como o cinema.

Mistura de vírus
Segundo o médico, a gripe A foi originada por uma mistura de vírus humano, aviário e suíno. Como é um vírus novo, não temos defesas. É uma doença em evolução, que está sendo estudada. A última informação é que os adultos podem transmitir o vírus até 7 dias a partir da manifestação da doença e as crianças abaixo de 12 anos são transmissoras por duas semanas. Já foram encontrados indivíduos que são portadores sadios, mas isso é raro.

Sintomas e medicamentos
O paciente com gripe A geralmente apresenta febre acima de 38,5º e tosse. Dor de garganta, dor no corpo, calafrios, dor de cabeça, espirros e nariz entupido também são sintomas típicos, que não diferem muito da gripe comum. Vômito e diarréia podem vir associados. A febre no geral dura de 3 a 4 dias e é uma aliada, pois reduz a multiplicação viral. O controle é à base de antitérmicos comuns, prescritos pelo médico. A automedicação é sempre um risco e o ácido acetilsalicílico, um erro, pois pode causar reação grave.  O médico pode receitar remédios para aliviar os sintomas, não necessariamente oseltamivir (Tamiflu®), que tem indicação precisa para grupos de risco, como gestantes e sintomáticos respiratórios, nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas.
O mais importante, em quaisquer dos casos, é manter a hidratação, com muita água e líquidos.

Higiene é fundamental
O vírus é transmitido pelo ar, através de pequenas gotas de saliva produzidas quando falamos, espirramos ou tossimos; e pelo contato de olhos, nariz e boca com secreções invisíveis, presentes nas superfícies que tocamos. O asseio é a única medida que reduz drasticamente o risco de transmissão. Por isso, além de lavar as mãos frequentemente, é necessário aumentar a higiene dos ambientes, limpando superfícies com água sanitária. Mantenha os cômodos ventilados, cubra boca e nariz e use lenços descartáveis ao tossir e espirrar. Na rua, carregue consigo álcool gel 70% de uso hospitalar, para limpar as mãos sempre que for preciso.

Caso haja um doente em casa, separe a toalha, que deve ser lavada e passada com ferro quente a vapor; assim como copos e talheres, que precisam ser bem lavados e fervidos por 15 minutos. Evite visitas freqüentes e monitore o paciente. Procure o hospital caso piorem os sintomas ou note falta de ar e cansaço.

Portas Abertas
A estratégia do Ministério da Saúde, que está sendo adotada em Ubatuba, segundo o Dr. Alessandro, é a implantação do sistema “PSF de Portas Abertas para Sintomáticos Respiratórios” nas unidades de saúde e Pronto-Atendimentos dos bairros, dando prioridade absoluta de atendimento a esses pacientes. Portanto, todo cidadão que apresentar sintomas como febre acima de 38º e tosse, acompanhada ou não de dor de cabeça, coriza, vômitos e outros, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber o encaminhamento necessário, no horário das 7 às 17h. A Santa Casa só deve ser procurada caso seja necessário atendimento médico fora de horário de funcionamento dos postos.


Nenhum comentário: